Perfumes: explicação teórica

Não é fácil encontrar alguém com domínio total deste assunto. Por isto, trouxemos este pequeno manual para contribuir com suas vendas. Um perfume é composto por:

Matérias-primas:
  • Água: deve ser submetida a tratamentos especiais, que asseguram a ausência de partículas e íons e também de minerais.
  • Álcool: constitui o suporte do perfume, devido a sua neutralidade, é o veículo condutor da fragrância.
  • Essência ou absoluto: é a concentração mais pura da matéria prima, ou seja, da flor, madeira, frutas, etc.

Matérias-primas naturais:
  • Vegetais: são utilizadas várias matérias-primas de origem vegetal, como: flores, ervas aromáticas e frutas cítricas.
  • Madeiras: cascas de árvore, de raízes ou ramos, cedro, sândalo, canela e bétula.
  • Folhas: patchoulli, vetiver, etc.
  • Resinas: galbano, benjoin, mirra, incenso, etc.

Estrutura (notas olfativas):

Um perfume é concebido para se desenvolver no tempo. Durante o processo de evaporação, seja na pele ou no frasco, a fragrância sofre progressivamente uma série de mudanças sutis e harmoniosas. Os perfumes, colônias e águas de banho contém ingredientes que 'escapam' do frasco em tempos e velocidades diferentes. As notas olfativas são divididas em 3 momentos:
  • notas de saída (ou cabeça): a primeira impressão ao cheirar um perfume vem das notas de saída.
  • notas de corpo (ou coração): após 2h em média, é possível sentir as notas de corpo. 
  • notas de fundo (ou base do perfume): após 5h ou mais são percebidas as notas de fundo. 

Concentração:
  • Extrato ou Parfum: é o produto mais nobre da linha, o mais envolvente e o mais rico dos produtos alcoólicos. Contém de 15 a 20% de essência e tem duração de 12 a 20 horas.
  • EDP (Eau de Parfum): é o intermediário entre o extrato e as águas de toilette. Contém de 10 a 15% de essência e tem duração de 6 a 8 horas.
  • EDT (Eau de Toilette): base modificada para exalar as notas mais frescas. Sua graduação alcoólica e concentração variam de acordo com o fabricante. COntém de 5 a 10% de essência e tem duração de 4 a 6 horas.
  • EDC (Eau de Cologne): base mais simplificada e acrescida de notas mais frescas. Contém de 3 a 5% de essência e tem duração de mais ou menos 2 horas.
Os perfumes que temos disponíveis na Apex são EDP e EDT.


Algumas dicas para melhorar suas vendas com os perfumes:
  • Leia mais e informe-se sobre as fragrâncias vendidas em sua farmácia/loja;
  • Descubra com o que o perfume combina, por exemplo, qual o melhor para a noite, o dia...e indique para seus clientes;
  • Tenha sempre fitas olfativas para poder borrifar o perfume;
  • Tenha provadores dos perfumes disponíveis para que seus clientes possam escolher melhor;
  • Deixe sempre um potinho com pó de café para o cliente cheirar, isto faz com que os aromas não se misturem caso o cliente queira experimentar mais de um;
  • Peça para o representante da Apex a apostila explicativa com todas as informações sobre nossos perfumes.


Fonte informação: Paris Elysées.

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